Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015


O júri do Pritzker selecionou o arquiteto alemão Frei Otto como o quadragésimo vencedor do Prêmio Pritzker. A notícia foi antecipada em duas semanas - prevista para ser divulgada no dia 23 de março - devido ao recente falecimento do arquiteto e engenheiro estrutural. Otto é o segundo arquiteto alemão a receber a honraria, seguindo Gottfried Böhm, premiado em 1986, e o primeiro a recebê-la postumamente.

Segundo o júri, Otto "se inspira na natureza e nos processos encontrados nela, ele vê maneiras de usar seus materiais e energia para criar espaços. O arquiteto praticou e avançou ideias de sustentabilidade, inclusive antes mesmo do termo ser cunhado."

Antes de sua inesperada morte, Frei Otto foi informado sobre a premiação através da Diretora Executiva do Prêmio Pritzker, Martha Thorne, que o visitou na Alemanha. "Estou tão feliz por receber esse prêmio e gostaria de agradecer ao júri e à família Pritzker. Nunca fiz nada para ganhar esse prêmio. Minha motivação era projetar novos tipos de edifícios para ajudar pessoas pobres, especialmente após desastres naturais e catástrofes... Aqui está um homem feliz."